PARA QUEM É O CURSO

Sabemos o quanto a formação tradicional em Psicologia no Brasil se pauta no ensino de modelos terapêuticos de longa duração. Não estamos acostumados a operar como profissionais em situações de urgência e emergência, que exigem outro tipo de manejo clínico.

Este curso está desenhado para apoiar psicólogas e psicólogos a atuarem em processos curtos, de forma focada nas angústias específicas geradas por situações de crise, e também para incluírem intervenções desta natureza naqueles processos terapêuticos que já existiam presencialmente, e que agora migraram para o atendimento online.

É uma oportunidade para o profissional expandir seu conhecimento em abordagens terapêuticas voltadas ao atendimento de pessoas em situação de crisenotadamente uma metáfora do momento que estamos vivendo com a Pandemia do COVID-19. Assumimos, aqui, que crises acontecerão, e serão parte de qualquer história humana. Portanto, não há como viver sem passar por várias e diferenciadas crises. Urge, assim, que aprendamos a escutar estes tipos de sofrimento, e dar contenção e atendimento processual a eles.

COMO SERÁ O CURSO

É um curso de extensão, breve, focado no apoio a quaisquer profissionais que trabalhem com seres humanos (psicólogos, terapeutas, profissionais de saúde, educação, etc.) para aumentarem seus recursos de escuta e diálogo com aquelas pessoas que trazem sofrimentos específicos relacionados às diversas crises ao longo do seu processo biográfico.


Serão três aulas online ao vivo de uma hora e meia de duração.

Durante estes encontros serão apresentados modelos de intervenção que possam acontecer online e adaptáveis a vários contextos de trabalho humano.

A dinâmica das aulas consiste na interseção entre conteúdos teóricos e as falas dos participantes.

O curso é, desta forma, interativo, participativo e adaptado às necessidades dos contextos em que os participantes estiverem inseridos profissionalmente.

Temas a Serem Abordados Durante o Curso:

  • Crise: o que é, como nos transformamos diante dela e como pode ser produtora de resiliência
  • Formas de se intervir terapeuticamente em crises agudas
  • O espanto diante da pandemia: as reações à nova vida confinada
  • A pessoa do profissional: é possível a neutralidade neste contexto? Como ficam as emoções do profissional neste processo?
  • Intervenções de urgência em uma única sessão
  • Intervenções processuais durante a quarentena: como incluir o trabalho da intervenção em crise num processo terapêutico já existente
  • Intervenções criativas para ampliar recursos de existência, sobrevivência e esperança diante da crise em que estamos imersos

O Curso será distribuído em 3 módulos ao vivo com duração de 90 minutos

Caso você não possa participar das aulas ao vivo, elas ficarão gravadas para consulta posterior.

Cronograma das aulas ao vivo:
• 04/08 (terça) - 09:00hs - 10:30hs
• 06/08 (quinta) - 09:00hs - 10:30hs
• 08/08 (sábado) - 09:00hs - 10:30hs

O FACILITADOR

Alexandre Coimbra Amaral

Psicólogo, Mestre em Psicologia pela PUC do Chile Terapeuta de Casais, Famílias, Grupos e Comunidades. 

Psicólogo do Programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo. Colunista da Revista Crescer (Editora Globo) e do Portal Lunetas (www.lunetas.com.br).

Foi professor de Graduação e Pós-Graduação de vários cursos de Psicologia. Participou da implementação do projeto piloto do Programa de Saúde da Família no Chile (2001-2002).

Trabalhou anos como formador em Terapia Familiar, tendo fundado o Instituto Humanitas (centro formador de terapeutas nesta abordagem em Salvador) em 2004, hoje uma das instituições de referência no país no enfoque sistêmico.

Palestrante, em todo o país, sobre as temáticas mais diversas que abrangem o sofrimento humano e suas capacidades de resiliência: Nascimento e Morte, Transições da Vida Familiar, Cultura de Paz, Educação para a Não Violência, Resiliência, Crises no Casamento e na Família, Construção de Diálogos Colaborativos em Situações de Conflito.

VALOR DO INVESTIMENTO

Valor do Curso = R$ 386,00 → Esse valor pode ser pago no boleto à vista ou no cartão em 1x sem juros ou em até 12x com juros

CONCURSO DE BOLSAS PROFISSIONAIS DO SUS

Diante dos desafios da pandemia do COVID 19, o Instituto Aripe vai conceder vinte bolsas integrais para psicólogas e psicólogos que trabalham no SUS, de preferência em regime de dedicação integral, e que estejam trabalhando na linha de frente da assistência às pessoas adoecidas no país.

PARA PARTICIPAR CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO. INSCRIÇÕES ATÉ 01/08.

FAQ

Perguntas e Respostas

O curso será baseado nas Teorias sobre Crise, Trauma, Resiliência e Atendimento a Emergências. 

Sim, disponibilizaremos bibliografia sobre os conteúdos tratados durante o curso.

Você terá acesso as aulas gravadas por 12 meses após a data da compra.

Sim, haverá certificado de participação emitido automaticamente pela plataforma NUTROR.

Ao fazer sua inscrição você receberá acesso imediato ao curso caso seu pagamento seja feito por cartão de crédito. No caso de pagamento no boleto, existe um tempo de processamento de até 3 dias.

Os dados de login e senha serão enviados de forma automática no e-mail que você se cadastrou no curso. o remetente desse email é NUTROR.COM Essa é a plataforma que utilizamos. Favor checar o Lixo Eletrônico.

As aulas ao vivo serão pela plataforma ZOOM. Antes de cada encontro você receberá um e-mail com o link de acesso.

Caso você não receba ou tenha dificuldades de acesso é só entrar em contato com nosso suporte via Wahtsapp (34) 99918-8934.

Aripe Desenvolvimento Humano Ltda - CNPJ 26.443.146/0001­03